"Este é o dia que o Senhor fez; regozigemo-nos e alegremo-nos nele." Sl. 118:24



quarta-feira, 30 de março de 2011

Saber viver

Ontem acabou a luta de quatorze anos entre José Alencar e um câncer na região abdominal. Foram longos anos entre cirurgias, tratamentos quimioterápicos, hemorragias e recuperações, enfim, idas e vindas ao hospital.
Porém ele agiu com um diferencial que deveria ser a regra de todos os que passam por situação semelhante: ele manteve a esperança, o bom humor e o otimismo até o fim, sem esmorecer.
Infelizmente, a maioria das pessoas, na qual eu me incluo, não encara doença, qualquer que seja, desta forma, mas sim completamente o oposto.
A garra e a determinação que ele sempre demonstrou deve servir de exemplo a todos nós. Ele chamou a atenção da população para esta doença, deixando claro a necessidade de se fazer os exames preventivos, mostrando que o câncer pode e deve ser tratado, que não se pode entregar os pontos mediante um diagnóstico. Deve-se lutar com perseverança, e encontrar meios para que o sofrimento seja minimizado.
Não temos como saber o último momento dele com Deus, mas espero que tenha sido de reconciliação e perdão.
Na política ele se mostrou um homem íntegro, conforme tenho ouvido durante sua carreira, principalmente como vice presidente da República.
Quero citar algumas frases que sempre me chamavam a atenção. Não estão na íntegra, mas eram mais ou menos assim: "se Deus quiser que eu morra, Ele não precisa de câncer pra isso, se Ele não quiser me levar, hão há câncer que me leve"; "para Deus não tem nada impossível"; "peço a Deus que não me acrescente nem um dia de vida a mais de que eu não possa me orgulhar"; "não tenho medo da morte, tenho medo da desonra".
Estas são algumas de suas falas que eu me lembro de ter ouvido nas suas últimas entrevistas. A confiança de que há um Deus que está no controle de tudo justifica a maneira como ele viveu. 
Queridos, esta é uma grande lição para minha vida e desejo que seja para a vida de cada um que está lendo este texto.
Que possamos viver uma vida de fé, de dignidade, de honra e de orgulho, sem ter do que nos envergonharmos diante de Deus e dos homens.

Um comentário:

Rosy Veloso disse...

Na última frase do texto, a palavra "homens" se refere a todas as pessoas, incluindo mulheres e crianças.

Postar um comentário