"Este é o dia que o Senhor fez; regozigemo-nos e alegremo-nos nele." Sl. 118:24



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Atividade Musical para o 5º ano

Desenvolvi uma atividade bem interessante com o 5º ano. Foi improvisada, mas teve um resultado muito bom. Ao iniciar o ensaio de uma música para o dia dos professores, um aluno perguntou se eu não tinha nenhuma brincadeira musical para eles. Respondi que se houvesse tempo eu faria alguma coisa no final. Na verdade eu não tinha planejado nada para aquela aula, além da música. Terminei 15 minutos antes e, como estou sempre com uma sacola cheia de coisas afins, eu peguei os cartões de ditado rítmico (Kodály)  e um pandeiro (era o único instrumento que eu tinha disponível no momento). Entreguei o pandeiro para um aluno, pedi para ele baixar a cabeça e prestar atenção no ditado que os colegas iam fazer. Ao terminar a leitura, o aluno deveria reproduzir no pandeiro o ditado que ouviu, sem ler. Fui passando o pandeiro para todos, repetindo o procedimento, sempre com um ditado diferente. Para aumentar o grau de dificuldade, passei a utilizar dois cartões seguidos, de uma só vez. Todos os alunos, sem exceção, participaram com muito entusiasmo e pediram para repetir na próxima aula, após o ensaio. Como esta foi uma atividade que deu certo, vou aplicar nas demais salas. Desenvolve a percepção, a concentração e a escuta musical.
Obs.: Os alunos já conhecem o ditado rítmico e utilizei somente ditado com semínimas, colcheias e pausas de semínimas.

2 comentários:

Rogério disse...

Oi, linda. Primeiramente, parabéns pela colação de grau. Não ligue para minhas opiniões sobre eventos solenes, o chato sou eu. Achei bem interessante o exercício com seus alunos, principalmente por ter sido algo improvisado. De fato, ajuda muito a tarefa de ensinar música quando os alunos têm desenvolvido o ouvido, conseguem perceber a pulsação e o ritmo.
Ainda não há data marcada, mas devo ir a Sampa no final de novembro ou início de dezembro. Quem sabe a gente não se reencontra, né?
Um grande beijo.

Rosy Veloso disse...

Oi, Rogério, estou encantada com meu trabalho. É lindo ver as crianças entendendo música não como elas estão acostumadas, mas o que existe além. Elas estão desenvolvendo a escuta, a percepção, e muito mais. Deus tem me capacitado a cada dia.
É possível nos reencontrarmos sim, é só avisar...a gente sempre dá um jeito para ver pessoas queridas. Bjs.

Postar um comentário