"Este é o dia que o Senhor fez; regozigemo-nos e alegremo-nos nele." Sl. 118:24



quinta-feira, 1 de março de 2012

Equivalência entre as figuras musicais


Objetivo: conhecer a equivalência entre as figuras musicais e conhecer o valor relativo de cada figura.
A história da pizza
Esta história se passa na cidade da Música.
Um maestro, tendo chegado a sua casa com fome, depois de ter realizado uma apresentação num concerto no Teatro Municipal da cidade, resolveu pedir uma pizza de semibreve (explicar que na cidade da Música tudo tem nome dos elementos musicais).
De que será esta pizza de semibreve? (perguntar aos alunos)
Ligou para o disque-pizza e fez o seu pedido.
- Alô, poderia me mandar uma pizza de semibreve bem grande?
Depois de uma hora de espera, chegou a pizza. Pagou e correu para colocar a pizza na mesa e comer, porque sua fome era muito grande. Porém quando ia começar a cortar a pizza, toca novamente a campainha:- trimmmmmmm!
- Quem será agora? Pergunta o maestro já sem muita paciência.
Que surpresa! Era o violinista da orquestra que veio entregar a sua batuta que ele havia esquecido no teatro. Muito gentil, o maestro agradeceu e convidou-o a entrar e comer junto com ele a pizza que tinha pedido. O violinista, que também estava com fome, aceitou o convite e entrou.
A pizza de semibreve, que era grande e só para o maestro, precisou ser dividida em duas partes. Na cidade da Música cada parte da pizza de semibreve recebia o nome de mínima porque era a metade da pizza inteira de semibreve.
A mínima era sempre pedida quando os moradores dessa cidade já sabiam que iam comer em duas pessoas, e que a semibreve seria dividida em duas partes.
Quando o maestro ia começar a cortar as duas partes, toca novamente a campainha:- trimmmmm!
O maestro, já meio nervoso, levanta-se e vai ver quem é. Eram duas camareiras do teatro trazendo a casaca e a pasta do maestro que ele havia esquecido no teatro. O maestro agradeceu e convidou-as para entrar e comer com eles um pedaço de pizza. Elas aceitaram o convite.
E aí, o que foi que aconteceu?
Uma pizza inteira de semibreve precisou ser repartida entre quatro pessoas, e sabem o nome que cada pedaço tem na cidade da Música? É semínima.
Ela recebe este nome porque é a metade da mínima. Então, toda vez que uma pessoa moradora da cidade da Música queria dividir uma pizza de semibreve em quatro, ela já sabia que cada pedaço seria uma semínima.
Assim, uma pizza de semibreve que seria comida apenas pelo maestro, teve que ser dividida em quatro pedaços ou quatro semínimas.
Será que o maestro conseguiu matar a sua fome só com um pedaço de pizza? O que vocês acham? Será que ele precisou pedir outra pizza e será que os outros também ficaram com fome por terem comido apenas um pedaço da pizza?
O final da história cada um de vocês poderá imaginar o que aconteceu.
Assim, ficamos sabendo que, na cidade da Música, uma semibreve equivale a uma pizza inteira, uma mínima será a metade da semibreve e uma semínima, a metade da mínima.


OBS.: Atividade extraida da apostila  de orientações do OBJETIVO júnior.

4 comentários:

Anônimo disse...

muito boa a historia

Rosy Veloso disse...

Pois, é, colega, temos que lançar mão de tudo o que pode facilitar o aprendizado. E quando é divertido fica mais fácil entender. Abraços.

Anônimo disse...

SHOW !

André Luiz Rodrigues disse...

Boa analogia gostei

Postar um comentário