A principal ferramenta publicada do método
de Jaques-Dalcroze é Rítmica (La Rythmique), que tem como subtítulo: “Ensino
destinado ao desenvolvimento do instinto rítmico, do senso de harmonia plástica
e do equilíbrio dos movimentos e à regularização dos hábitos motores”.
Segundo Jaques-Dalcroze, as primeiras
experiências musicais são de ordem motora. A percepção do som pela criança, e
sua tradução motora são imediatas, trazendo-lhe prazer nesta experiência
física. Quando a criança anda, corre, saltita ou balança, ela está expressando
elementos da música de forma natural. “O corpo passa, então, a ser um meio
privilegiado para vivenciar a dimensão temporal da música, podendo a Rítmica
ser entendida como uma estimulação da atividade motora por meio dos eventos
musicais.” (MARIANI, 2011, p. 41)
Foi no Conservatório de Genebra, mesmo sem o
apoio dos diretores, que suas experiências foram colocadas em prática. As
dificuldades de arritmia que os alunos apresentavam foram pouco a pouco
superadas.
Dalcroze sabia que, afundados em suas carteiras, os estudantes jamais
compreenderiam o verdadeiro sentido do fazer musical. A primeira medida foi
afastar as mesas e propor aos alunos que caminhassem pela sala. [...] Dalcroze
observou que a marcha, devido à sua regularidade, funcionava como um “metrônomo
natural”. (MADUREIRA, 2008, p. 65)
A marcha já
era realizada por civis e militares, cujo andamento era conduzido através de
contagem binária, ou pelo toque de caixas. Pensando nisto, Jaques-Dalcroze
resolveu criar exercícios que trouxessem experiência de sensibilidade,
utilizando o piano e ornamentando a marcha com movimentos de braços e pernas,
estabelecendo gestos para cada tempo dos compassos binário, ternário e
quaternário, e também para os compassos divididos em 5, 6, 7, 8 e 9 tempos. “Enquanto os braços regiam os tempos de um compasso quaternário, por
exemplo, as pernas realizavam passos mais largos (semibreve ou semínima) ou
mais rápidos (colcheias ou tercinas).” (MADUREIRA,
2008, p. 66)
Vários movimentos diferentes
são realizados durante os exercícios, executados livremente ou de acordo com
algum ritmo, por exemplo, andar, correr, saltar, arrastar‑se, mudar de
direções. Na presença de estruturas musicais, dirigidas pela escuta, os alunos
expressam o que ouvem através de movimentos.
O propósito da rítmica de Jaques-Dalcroze consiste, principalmente, em fornecer instrumentos para que o aluno se desenvolva integramente, através da música e do movimento. De posse destes instrumentos, o professor tem inúmeras possibilidades para o planejamento de aulas, proporcionando aos alunos experiências que os levem a explorar suas capacidades musicais e corporais, de forma lúdica e gratificante.
O propósito da rítmica de Jaques-Dalcroze consiste, principalmente, em fornecer instrumentos para que o aluno se desenvolva integramente, através da música e do movimento. De posse destes instrumentos, o professor tem inúmeras possibilidades para o planejamento de aulas, proporcionando aos alunos experiências que os levem a explorar suas capacidades musicais e corporais, de forma lúdica e gratificante.
Fonte da imagem: http://www.musikinesis.com/artifacts-of-interest/1914-the-dalcroze-idea-what-eurhythmics-is- and-what-it-means/
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