"Este é o dia que o Senhor fez; regozigemo-nos e alegremo-nos nele." Sl. 118:24



domingo, 25 de agosto de 2013

Um pouco sobre Jaques-Dalcroze e Rítmica

A principal ferramenta publicada do método de Jaques-Dalcroze é Rítmica (La Rythmique), que tem como subtítulo: “Ensino destinado ao desenvolvimento do instinto rítmico, do senso de harmonia plástica e do equilíbrio dos movimentos e à regularização dos hábitos motores”.
Segundo Jaques-Dalcroze, as primeiras experiências musicais são de ordem motora. A percepção do som pela criança, e sua tradução motora são imediatas, trazendo-lhe prazer nesta experiência física. Quando a criança anda, corre, saltita ou balança, ela está expressando elementos da música de forma natural. “O corpo passa, então, a ser um meio privilegiado para vivenciar a dimensão temporal da música, podendo a Rítmica ser entendida como uma estimulação da atividade motora por meio dos eventos musicais.” (MARIANI, 2011, p. 41)
Foi no Conservatório de Genebra, mesmo sem o apoio dos diretores, que suas experiências foram colocadas em prática. As dificuldades de arritmia que os alunos apresentavam foram pouco a pouco superadas.
Dalcroze sabia que, afundados em suas carteiras, os estudantes jamais compreenderiam o verdadeiro sentido do fazer musical. A primeira medida foi afastar as mesas e propor aos alunos que caminhassem pela sala. [...] Dalcroze observou que a marcha, devido à sua regularidade, funcionava como um “metrônomo natural”. (MADUREIRA, 2008, p. 65)
A marcha já era realizada por civis e militares, cujo andamento era conduzido através de contagem binária, ou pelo toque de caixas. Pensando nisto, Jaques-Dalcroze resolveu criar exercícios que trouxessem experiência de sensibilidade, utilizando o piano e ornamentando a marcha com movimentos de braços e pernas, estabelecendo gestos para cada tempo dos compassos binário, ternário e quaternário, e também para os compassos divididos em 5, 6, 7, 8 e 9 tempos. “Enquanto os braços regiam os tempos de um compasso quaternário, por exemplo, as pernas realizavam passos mais largos (semibreve ou semínima) ou mais rápidos (colcheias ou tercinas).” (MADUREIRA, 2008, p. 66)

Vários movimentos diferentes são realizados durante os exercícios, executados livremente ou de acordo com algum ritmo, por exemplo, andar, correr, saltar, arrastar‑se, mudar de direções. Na presença de estruturas musicais, dirigidas pela escuta, os alunos expressam o que ouvem através de movimentos.
O propósito da rítmica de Jaques-Dalcroze consiste, principalmente, em fornecer instrumentos para que o aluno se desenvolva integramente, através da música e do movimento. De posse destes instrumentos, o professor tem inúmeras possibilidades para o planejamento de aulas, proporcionando aos alunos experiências que os levem a explorar suas capacidades musicais e corporais, de forma lúdica e gratificante.

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